Os meses de junho, julho e agosto ficam sempre marcados pelas suas temperaturas altas! Por isso, o tema das Coisas de Adultos desta semana será os cuidados que devem ter durante o Verão!
O Verão em Portugal é caracterizado com muito calor e pouca (ou nenhuma) chuva. A temperatura no verão em Portugal fica entre mínimas de 20°C e máximas, dependendo da região, de 40°C. Por esta razão, é importante teres em atenção alguns cuidados que se devem ter durante esta estação.
Fica a conhecer algumas dicas para viveres este Verão em segurança:
Bebe muita água!
- A Organização Mundial de Saúde recomenda um consumo mínimo diário de dois 2 litros de água. Contudo, estas necessidades podem variar consideravelmente, dependendo das condições climatéricas (nomeadamente temperatura e humidade), exercício físico e características do indivíduo em questão. Durante o Verão, o ser humano transpira mais do que o habitual devido à maior a exposição solar no Verão. Isto causa uma maior perda de água no organismo o que pode a levar a insolações e queimaduras.
Por esta razão recomendamos beber muita água durante o Verão. Podes também tornar a tua água mais saborosa opta por chás gelados sem açúcares e aromatizados ou água de coco. Ingere alimentos com muitos líquidos como a melancia, abacaxi, morangos!
Usa roupas leves e adereços!
- Outra recomendação que temos para ti é usar roupas leves e de preferência de cor escura. Mesmo que possas sentir mais calor, a roupa escura pode-te proteger dos raios ultravioleta (até uma T-shirt molhada no corpo pode deixar passar os raios UV)! Também podes apostar nos adereços como chapéus com abas largas para proteger orelhas, olhos, rosto, costas e pescoço; a utilização dos óculos de sol fornece 99 a 100% de proteção contra os Raios ultravioleta, reduzindo bastante os danos aos olhos causados pela exposição ao sol.
Usa protetor solar!
- Algo muito recomendado pelas entidades de saúde é o uso regular do protetor solar, sobretudo no verão. É importante colocares protetor solar, sobretudo quando estas exposto ao sol, pois podes apanhar escaldões. O escaldão (ou eritema solar) é uma queimadura provocada pela exposição ao sol e pelos raios ultravioleta (UV). A sua gravidade é variável, podendo classificar-se de primeiro grau (mais ligeira), de segundo grau (com formação de bolhas e dor intensa) e de terceiro grau (mais grave, com destruição de tecidos). Sabias que mesmo sendo um escaldão de primeiro grau ou de terceiro grau, as agressões solares potenciam o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças como o cancro cutâneo depois de vários anos ou mesmo décadas?
Para te protegeres contra futuros escaldões, usa um protetor indicado para a tua cor de pele!
Fator do protetor solar |
Tipo de pele |
Descrição do tipo de pele |
FPS 50 |
Adultos com peles claras e sensíveis Crianças |
Tem sardas no rosto, a pele queima-se muito facilmente e nunca fica bronzeada, ficando avermelhada. |
FPS 30 |
Adultos com peles morenas |
A pele é morena clara, o cabelo castanho escuro ou preto que, por vezes, se queima, porém, também se bronzeia. |
FPS 20 |
Adultos com pele negra |
A pele é muito escura, raramente se queima e bronzeia muito, mesmo que o bronzeado não seja muito visível. |
Fonte: A tua saude (acede aqui para saberes mais).
Outras recomendações!
- Com inicio do Verão, não nos podemos esquecer da pandemia! Não te esqueças das regras da DGS como utilização de máscara, distanciamento de 2 metros e lavar as mãos regularmente!
Caso queiras desfrutar o verão nas praias de Cascais, utiliza a App Info Praia onde poderás saber a ocupação das praias e se é mais seguro ires à praia ou a um dos parques de Cascais que fornece as instalações necessárias para passares um bom dia de verão com segurança!