O AtiVoluntário está de volta! Após o Projeto piloto que foi realizado no ano letivo passado em parceria com o Colégio Amor de Deus, o mesmo foi alargado a mais turmas do ensino secundário das escolas do concelho neste ano letivo 2021/2022.
Recorde-se que o objetivo do AtiVoluntário – Projeto de incentivo à participação cívica, inserido no Programa de Capacitação Juvenil da Jovem Cascais – é, tal como o nome indica, ativar o Voluntário que existe dentro de cada um dos jovens, incentivando-os e empoderando-os para que sejam cidadãos ativos. A equipa da Jovem Cascais pretende, ao longo de cinco sessões, capacitar e consciencializar os estudantes para que conheçam os problemas da comunidade e criem soluções para os desafios que identifiquem em Cascais, tanto dentro, como fora da comunidade escolar.
No ano passado, entre os meses de outubro e maio, foram impactados 235 jovens do ensino secundário e foram criados 11 projetos de Voluntariado nas áreas educacional, ambiental, social e da saúde. Este ano, o AtiVoluntário vai crescer: até ao mês de janeiro, o Projeto envolverá 147 estudantes do Colégio Amor de Deus e da Escola Secundária de Carcavelos, sendo que, no próximo semestre, o mesmo destinar-se-á a outros estabelecimentos de ensino de Cascais, acabando por impactar um número de jovens superior ao do primeiro ano do AtiVoluntário.
A primeira sessão deu a conhecer, a cada turma, a estrutura e o funcionamento do AtiVoluntário, assim como os vários Projetos e iniciativas que a Jovem Cascais tem para a Juventude do Município. Foi ainda introduzida a temática do Voluntariado, tendo os alunos sido desafiados a identificar os valores que associam a esta prática, entre os quais se destacaram: empatia, responsabilidade, respeito e solidariedade. No geral, os objetivos da sessão foram atingidos em todas as turmas envolvidas e a equipa da Jovem Cascais recebeu feedback positivo no final deste primeiro momento do Projeto.
O AtiVoluntário procura cumprir as metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável número 4, Educação de Qualidade, e número 10, Reduzir as desigualdades. Pretendemos atingir o quarto ODS ao garantir que os jovens alunos envolvidos no Projeto adquiram conhecimentos e competências necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, através da educação, dos direitos humanos, da igualdade de género, da cidadania global, entre outras vertentes. O décimo ODS, por sua vez, procurará ser cumprido através do empoderamento e da promoção da inclusão social de todos os jovens participantes do AtiVoluntário e dos membros da comunidade escolar/local, independentemente das características que os distinguem entre si.
Ficaste com curiosidade? Mantém-te desse lado para ficares a par de todas as novidades sobre as próximas sessões do AtiVoluntário!