“A educação é a arma mais poderosa que podes usar para mudar o mundo” – Nelson Mandela
A terceira sessão do AtiVoluntário, o Projeto de incentivo à participação cívica e de capacitação juvenil através do Voluntariado, que se encontra a ser desenvolvido no primeiro semestre com estudantes do Colégio Amor de Deus e da Escola Básica e Secundária de Carcavelos, foi dedicada à temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e também à exploração dos talentos e competências de cada um dos jovens.
Sabias que...
... Em Portugal, a diferença de salários entre homens e mulheres fixou-se, em 2018, nos 14,4%?
... Mais de 11% da população mundial vive na pobreza extrema?
... Cerca de 8 milhões de espécies animais se encontram ameaçadas, enquanto 1 milhão está em risco de extinção?
É verdade! Estes foram alguns dos dados que os estudantes das turmas de 10º e 11º anos ficaram a conhecer na primeira parte da terceira sessão do AtiVoluntário. Por enfrentarmos diversos desafios globais a nível económico, social e ambiental, como comprovam os dados anteriores, os 193 Estados-membros das Nações Unidas aprovaram, em setembro de 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Desta forma, surgiram os 17 ODS e, com eles, 169 metas que deverão ser cumpridas até ao ano de 2030.
O principal objetivo dos ODS é a criação de um novo modelo global para erradicar a pobreza,promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas, através da parceria entre governos, empresas, instituições e cidadãos de todo o mundo. Todos os países priorizaram, entre os 17 ODS, aqueles que consideram como fundamentais na sua ação. No caso de Portugal, foram dados como prioritários os ODS 4 – Educação de Qualidade, 5 – Igualdade de Género, 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas, 10 – Reduzir as Desigualdades, 13 – Ação Climática e 14 – Proteger a Vida Marinha.
A segunda parte da sessão foi dedicada à reflexão do potencial individual criativo e inovador dos jovens através da identificação das suas competências e paixões. Procurou-se sensibilizar os estudantes para a importância do desenvolvimento e da promoção dos seus talentos, em associação com os ODS, para a planificação da atividade de Voluntariado, a qual, por sua vez, dará resposta às necessidades identificadas pelas diferentes turmas na segunda sessão do AtiVoluntário.
Curiosamente, e após termos anunciado aqui que o Projeto envolveria estudantes da Escola Básica e Secundária de Carcavelos, os alunos de uma outra turma desta mesma instituição pediram à nossa equipa para fazerem parte do AtiVoluntário!
E tu? Tens curiosidade em descobrir mais acerca da tua personalidade, incluindo as tuas forças, competências e talentos, assim como é que as mesmas podem contribuir para te ajudar a alcançar os teus objetivos? Desafiamos-te a fazeres este teste!
Caso queiras procurar saber mais sobre os ODS, deverás consultar o site oficial aqui.
Começa onde estás, usa o que tens!