Passar para o conteúdo principal
x
Sessão de Abertura dos Programas de Verão

Os Programas de Voluntariado de Verão Maré Viva, Locals, Cultura no Bairro, Cultura Social, Férias na Desportiva e Natura Observa estão oficialmente de volta a Cascais.

Os Jardins do Casino Estoril receberam esta terça-feira, 5 de julho, a Sessão de Abertura dos Programas de Verão, num encontro entre os jovens voluntários. Contámos com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras e do vereador da juventude, Nuno Piteira Lopes.

Os programas de voluntariado jovem, juntam mais de 2000 voluntários e são o primeiro contacto dos jovens num ambiente profissional, onde se promove o desenvolvimento de competências como liderança, honestidade, espírito de equipa e proatividade, entre outras.

Nesta Sessão foi ainda entregue a obra “Viciosamente.” Um quadro criado por Osir a partir de 20.000 beatas recolhidas pelos Voluntários do Programa Maré Viva em 2019. O artista inspirou-se no mar e nos pescadores. As ondas representam os jovens voluntários altruístas que integram o Programa, o barco representa o empreendedorismo, a perseverança e liderança.

No ano de 2021, os 362 voluntários Maré Viva contribuíram na recolha de 4108 kg de lixo, prestaram assistência de primeiros socorros a 536 banhistas e assistiram os banhistas com mobilidade reduzida em 513 banhos de tiralô (cadeira anfíbia de praia para pessoas com mobilidade reduzida).

No Programa Locals participaram 66 voluntários, sendo que 6 eram estagiários (5 da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e 1 da IBN Mucana). Os jovens distribuíram 1800 mapas, atenderam 12 820 pessoas de 18 nacionalidades num total de 12 340 informações dadas e realizaram 12 Walking Tours. Foram 13260 horas de voluntariado e 40 horas de formação específica.

Já o Programa Natura Observa acolheu 147 voluntários que recolheram 4756 kg de lixo, recuperaram 2287 ml de metros lineares de Rota recuperada e 281 ml de metros lineares de Ribeira intervencionada, e removeram 5,85006 ha de espécies invasoras. Os jovens voluntários realizaram 219 questionários de satisfação, procederam à limpeza de 4386 plantas infestantes, transplantaram 2419 plantas, semearam 2225 plantas, procederam ao transporte e plantação de 284 plantas.

A Sessão de Abertura dos Programas de Voluntariado de Verão marca o início de todo um trabalho na construção, não só do espírito de voluntariado nos jovens, mas também na construção de um concelho mais sustentável, mais colaborativo e dinâmico.