O AEleva-te foi de viagem!
Os vencedores do projeto estiveram 5 dias entre Braga, Porto e Cascais onde nem a onda de calor os parou! Dos 120 participantes, foram 16 os premiados, com base na sua prestação ao longo do ano letivo. Os mais participativos e motivados tiveram a oportunidade de se reunir ao longo de 1 semana para momentos de lazer.
Mas nem só de descontração se tratou a viagem! No 1º dia, em Braga, puderam conhecer o Espaço da Juventude de Braga (cidade que, tal como nós, já foi capital europeia da juventude!). À tarde visitaram o Santuário do Bom Jesus de Braga onde fizeram um exercício de observação mais atenta da paisagem que os rodeava.
No 2º dia, ainda em Braga, a manhã começou a trepar paredes! Foram recebidos pelo Clube de Escalada de Braga onde, com algumas quedas, superaram o desafio! A tarde foi passada na piscina, e entre jogos de cartas e mergulhos, sobreviveram com animação aos 42º graus que se faziam sentir.
O Porto foi o destino escolhido para o 3º dia desta viagem. Visitaram a FNAJ, Federação Nacional das Associações Juvenis e ficaram a conhecer mais sobre o associativismo juvenil e como o desenvolver. A tarde foi de passeio pelo centro da cidade, com direito a visitar a famosa Livraria Lello! A experiência na Invicta não poderia ficar completa sem a típica francesinha!
A manhã do 4º dia começou na Fundação Serralves! Aos jovens foi-lhes pedido que levassem um caderno e uma caneta para escreverem tudo o que as obras de arte e a paisagem lhes transmitisse. O dia terminou na Fundação O Século, já em Cascais, onde os jovens se reuniram, na praia, para juntamente com o Scholas fazerem um balanço dos seus dias e da experiência até então.
No último dia ainda restava energia! A manhã foi passada a fazer canoagem na Baía de Cascais. Para recarregar baterias e celebrar esta viagem, almoçaram juntos no espaço do Scholas e foi lá que terminaram esta experiência com várias atividades onde cantaram, recitaram poesia, escreveram e contaram o que os apaixona!
Agradecemos não só ao Scholas Occurrentes como ao Teatro ao Minuto por nos terem apoiado nesta aventura!