É certo que durante o verão o fluxo de banhistas aumenta em todas as praias do país. Com mais pessoas a frequentá-las é necessária uma logística específica que garanta a segurança de todos. Tendo isto em conta, o concelho de Cascais determinou uma série de medidas destinadas à época balnear.
O objetivo principal é proporcionar praias mais seguras, reduzindo o número de vítimas de possíveis acidentes e com menor impacto ambiental. Atualmente, Cascais possui o maior período de época balnear do país - decorre de 1 de maio a 15 de outubro. No âmbito da preservação e consciência ambiental, o concelho contará com 1 100 voluntários do Programa Maré Viva, entre 15 de junho e 12 de setembro.
Durante estes meses são recolhidos centenas de quilos de lixo e beatas nas praias, bem como, prestam informações aos banhistas relativas à preservação ambiental e à atmosfera das praias, como altura da maré e temperaturas. Para que estas medidas possam ser partilhadas, o concelho utiliza a #epocabalnear22 nas redes sociais.
A infografia abaixo apresenta um breve resumo dos esforços da Câmara Municipal de Cascais para a época balnear de 2022. Durante o verão o fluxo de banhistas aumenta em todas as praias do nosso Concelho.