No último sábado, dia 14 de janeiro, decorreu a primeira etapa do projeto criado por um grupo de jovens de Cascais, no âmbito da Escuela Laudato Si', desenvolvida pelo Movimento Educativo Internacional Scholas Ocurrentes (o qual foi criado pelo Papa Francisco quando este era ainda Arcepisbo de Buenos Aires), cuja sede em Portugal encontra-se na nossa vila.
Em maio, este grupo participou numa semana intensiva em Roma, onde teve a oportunidade de partilhar experiências com outros jovens dos vários cantos do mundo, culminando num encontro com o Papa Francisco e com o vocalista da banda U2, Bono Vox, também este dedicado à missão do Scholas Occurrentes. Foram inspirados a criar um projeto a nível local que procurasse colmatar o problema que identificaram após terem realizado uma auscultação aos jovens da sua comunidade: a sua saúde emocional.
Pretendem, neste seguimento, desenvolver uma iniciativa que procurará colmatar a pressão que os jovens sentem de serem apenas aquilo que o sistema de valores enraizado na sociedade define como sendo o correto e o aceitável pela comunidade, tendo, desta forma, um impacto positivo na sua saúde emocional. O objetivo é a criação de um espaço seguro de jovens e para jovens, onde estes possam ser autênticos, partilhando talentos e experiências entre si e tornando-se criadores e multiplicadores de boas práticas.
Este será um projeto construído pelos próprios jovens de Cascais, pelo que os participantes deste primeiro momento de experimentação e de avaliação tiveram a oportunidade de o conhecer em primeira mão e de dar a sua opinião sobre o mesmo. As áreas de interesse que serviram como mote ao desenvolvimento desta primeira sessão foram a música e a gestão de emoções, também elas previamente selecionadas pelos jovens.
Para que estes temas fossem abordados de forma descontraída, contou-se com a presença da jovem artista Maria Castro, a qual dinamizou um momento musical, durante o qual os participantes tiveram a oportunidade de experimentar vários instrumentos musicais e de construírem, juntos, uma melodia identificativa do projeto. Posteriormente, os jovens tiveram oportunidade de partilhar, através da dinâmica “eu já, eu nunca” e em momento de reflexão, várias das vivências e problemas que enfrentam no seu dia a dia, permitindo, assim, que percebessem que, afinal, não estão assim tão sozinhos!
Em março deste ano, os jovens envolvidos na Escuela Laudato Si' encontrar-se-ão novamente, desta vez na Amazónia Colombiana, para partilharem os projetos que desenvolveram a nível local. Cá por Cascais, o grupo organizador do projeto já está a pensar nos próximos passos… E tu? Gostavas de fazer parte? Junta-te a eles!