Passar para o conteúdo principal
x
Scholas de Cidadania, juntos fazemos a diferença
AAAAAAAAA

Sexta-feira concluímos mais uma edição de Scholas de Cidadania!

A 4ª edição foi, como já era de esperar, intensa e bastante gratificante. Ao longo de 6 dias, 160 jovens de várias escolas uniram-se por um bem comum: participar na construção de uma sociedade! Este projeto incentiva os jovens a terem uma voz ativa na comunidade e promove uma democracia ativa.

Na parte da manhã, a Torre d’Aguilla tornou-se o espaço de todos os talentos! Foi durante este período onde os jovens descomprimiram e mostraram os seus vários dons! Houve espaço para todos, desde os mais destemidos até aos mais tímidos.

Depois da descontração, está na hora de escolher a problemática. Divididos em grupos, os jovens partilharam as suas opiniões e preocupações e apresentaram as suas propostas. No final, os jovens escolheram - Assédio e violência sexual em contexto escolar.

Durante os dias seguintes, os jovens discutiram o que os preocupava, o que acreditavam ser as causas do problema e qual o impacto das consequências destes nas suas vidas diariamente.
Algumas das causas apresentadas foram a falta de promoção de educação sexual, ausência de informação e de formação da comunidade escolar para o assédio e violência sexual, falta de espaços de diálogo sobre a sexualização vestuário em contexto escolar, desinformação e dificuldades de comunicação/denúncia, vergonha e insegurança nos jovens.

Este espaço foi direcionado para os jovens, no entanto os professores que os acompanharam também tiveram uma experiência transformadora! Em conjunto com o Pancho e a Mariana, membros do Movimento Internacional Scholas Ocurrentes.

O objetivo era criar um projeto final que pudesse atuar no concelho de forma impactante! Para além dos debates diários entre eles, os jovens puderam esclarecer as suas dúvidas junto de especialistas de acordo com as áreas escolhidas: psicólogos, polícias, educadores não formais, empregadores. Desta forma, o seu projeto pôde ser construído de forma mais concreta e detalhada.

Depois de uma semana de trabalho, chegou hora de apresentar o projeto final ao Executivo da Câmara Municipal. O Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras ouviu atentamente o que preocupa estes jovens e o que pretendem fazer para ativamente terem impacto no concelho. Destacou a importância dos jovens na sociedade dizendo que não são o futuro mas sim o presente.

Para marcar este compromisso entre jovens, o Scholas e o executivo, plantaram em grupo uma oliveira, símbolo da paz e também um marco do Scholas de Cidadania. A oliveira foi benzida pelo Cardeal D. Américo Aguiar que deixou algumas palavras aos jovens sobre o tema escolhido - Assédio e violência sexual em contexto escolar.

Desta experiência saem amigos, jovens com opiniões mais vincadas e informadas, talentos já conhecidos e outros que se descobriram ali. Este é o espírito que caracteriza este espaço: o encontro entre todos, sem distinção das particularidades de cada um.

Galeria Imagens relacionada