O projeto AtiVoluntário, que tem como objetivo fomentar o espírito voluntário entre os jovens de Cascais através da consciencialização, chegou ao fim da sua edição do ano letivo 2023/2024. Este projeto, promovido pela Jovem Cascais, focou-se na identificação das necessidades da comunidade e na criação de soluções para os desafios locais, tanto dentro como fora do meio escolar.
O projeto culminou com uma viagem de três dias dedicada aos dez jovens mais ativos e participativos ao longo das várias sessões.
Os jovens começaram o primeiro dia de viagem com uma atividade de arborismo na Pedra Amarela Campo Base, seguida de uma visita no Comboio Turístico pelos sítios mais emblemáticos de Sintra.
A adrenalina continuou no segundo dia com uma sessão de canoagem na Baía de Cascais. No mesmo dia, os jovens participaram na apresentação da associação juvenil “Movimento Claro" e tiveram a honra de receber a visita do Vereador da Juventude, Frederico Nunes. O dia terminou com um emocionante escape room na sede do Scholas Ocurrentes.
O último dia começou com uma visita ao museu Lisboa Story Centre. O grupo almoçou no restaurante "Lisboa à Vista" no Seixal, na companhia de um ex-participante da “Academia Próxima Geração". A jornada terminou na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, onde os jovens puderam apreciar a exposição de arte contemporânea "Isto é Arte?".
Durante o ano letivo de 2023/2024, o AtiVoluntário impactou 94 jovens de 7 escolas do Concelho. O programa alinha-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente ao garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e ao promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, além de contribuir para a redução das desigualdades.
Este ano, o AtiVoluntário provou ser uma experiência transformadora, não só para os jovens envolvidos, mas também para a comunidade de Cascais, reforçando o valor do voluntariado como uma ferramenta poderosa para a mudança social. Tendo contribuído para a gestão e relação com o poder local, assim como para o desenvolvimento de competências: autoestima, comunicação, criatividade, liderança, cooperação, entre outros.