
No passado dia 28 de janeiro de 2025, a Sociedade Musical União Paredense (SMUP) foi palco do primeiro workshop do projeto AEleva-te, uma iniciativa promovida pela Cascais Jovem. O evento reuniu mais de 40 jovens líderes estudantis com o objetivo de fortalecer competências essenciais para a gestão e organização das Associações de Estudantes (AEs), promovendo um envolvimento mais ativo e estruturado nas suas comunidades escolares.
Sob a orientação da equipa de Capacitação Juvenil da Cascais Jovem, os participantes adquiriram conhecimentos fundamentais sobre gestão de tempo, planeamento estratégico e liderança associativa. Através de ferramentas inovadoras, os jovens fortaleceram a sua capacidade de tomada de decisão, trabalho em equipa e comunicação eficaz.
Além disso, foram apresentadas ferramentas como a análise SWOT e o IKIGAI, que ajudaram os participantes a identificar os seus pontos fortes e pontos a melhorar, bem como alinhar as suas paixões e competências com os objetivos do seu mandato e o trabalho em prol das suas AEs.
Os jovens foram incentivados a desenvolver uma visão estratégica para as suas AEs, compreendendo o impacto que podem ter na comunidade escolar. Através de dinâmicas práticas, reforçaram a sua capacidade de gestão e delegação de tarefas na AE, consoantes as suas competências e paixões pessoais.
Ficou evidente o entusiasmo e a motivação para aplicar as competências adquiridas na sua jornada associativa.
O 1º workshop do AEleva-te revelou-se uma experiência enriquecedora para os jovens líderes, proporcionando-lhes ferramentas essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e associativo. O projeto segue agora com novas ações formativas, promovendo um crescimento contínuo e impactante nas Associações de Estudantes do Concelho.