
No mês em que a democracia é celebrada mais do que nunca, o Centro de Congressos do Estoril foi pela primeira vez palco, no passado dia 1 de abril, do Dia Nacional da Democracia, um evento que reuniu cerca de 400 jovens para uma jornada de reflexão e aprendizagem sobre a importância da participação democrática. A iniciativa resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e a Academia SEDES, tendo como objetivo sensibilizar os jovens para os valores democráticos e incentivá-los a uma participação ativa na sociedade.
O programa contou com três grandes momentos principais. A manhã começou com o discurso do Vice-Presidente, Nuno Piteira Lopes, que com um discurso inspirador afirmou que “é um orgulho viver num concelho onde a democracia é uma prioridade, assim como lutar por ela”. De seguida, iniciou-se uma Aula da Democracia da Academia SEDES, conduzida pelo advogado e comentador político José Miguel Júdice e pelo coordenador da Academia SEDES, Nuno Carrapatoso, abordando os pilares da democracia, sistemas eleitorais e o funcionamento político em Portugal. Os alunos das escolas presentes tiveram ainda a oportunidade de ver as suas dúvidas respondidas pelos dois oradores.
Seguiu-se um Quiz sobre Política, onde os participantes testaram os seus conhecimentos sobre política nacional, europeia e mundial, promovendo o trabalho em equipa e o pensamento crítico. As equipas, com até 4 elementos concorriam a três grandes prémios. O primeiro lugar uma viagem a Bruxelas para conhecer o Parlamento Europeu, o segundo lugar bilhetes para o Ageas Cool Jazz e o terceiro lugar acesso ao backstage das Festas do Mar 2025. A grande vencedora foi uma das equipas do Colégio Marista de Carcavelos.
O último momento desde Dia da Democracia foi um debate entre partidos políticos, um espaço de diálogo plural com representantes das forças partidárias com assento na Assembleia Municipal de Cascais, permitindo aos jovens compreenderem melhor o funcionamento da democracia em ação. Também aqui houve a oportunidade de algumas escolas colocarem perguntas aos representantes de cada partido.
A manhã terminou com as intervenções do Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras que reforçou o espírito democrático que se vive no município e da ministra da juventude e modernização, Margarida Balseiro Lopes que reforça “Devemos olhar para a democracia não como uma ideia abstrata, mas, como algo que se manifesta todos os dias nas escolhas que fazemos e nas decisões que nos afetam”.
Além das palestras e debates, os participantes puderam usufruir de diversas atividades no intervalo do evento, incluindo o jogo "Quem é quem na política?", bancas expositivas da Câmara Municipal de Cascais e do Parlamento Europeu, brindes, um espaço de photoshooting e um coffee break oferecido pelo município.
Algumas associações juvenis também se fizeram presentes no evento. Tivemos uma apresentação de dança da ArtLab e a presença da Geração Narrativa, da Academia Sulydance, do Palco da Tua Arte e da Tribo de Palco. Além disso, contámos com a presença de jovens vencedoras de Bolsas de Promoção de Talento, que através das mesmas tiveram a oportunidade de desenvolver o seu talento na área da música, mais concretamente no clarinete.
O Dia Nacional da Democracia mostrou que o futuro da cidadania começa com informação, debate e participação ativa. Cascais continua a apostar no envolvimento dos jovens, garantindo que a democracia seja um valor vivido e celebrado por todos!