
Sabiam que os adolescentes passam, em média, mais de 4 horas por dia no telemóvel? Como estará o mundo digital a moldar as nossas emoções e relações? Que estratégias podemos desenvolver para extrair o melhor da digitalização? Como podemos navegar sem perder o foco?
O que é: DesCONECTADOS é um projeto que pretende disseminar informação sobre o impacto da tecnologia no bem-estar de crianças e jovens, bem como criar momentos de desconexão do mundo online.
Como: Através de uma sessão que aborda os efeitos profundos que o mundo digital tem nas nossas emoções, saúde mental, capacidade de aprendizagem, relações pessoais e desenvolvimento pessoal. A formação também oferece insights para uma abordagem mais saudável e consciente ao mundo digital.
Objetivos específicos: Compreender como a tecnologia molda as nossas vidas e afeta a saúde mental e emocional; aprender a gerir o tempo e a atenção de forma consciente; desenvolver estratégias para equilibrar o tempo online e offline, melhorando a concentração, a produtividade e as relações pessoais; identificar sinais de ‘intoxicação digital’ e aprender práticas para melhorar a saúde mental e emocional.
Público: Alunos do 3.º ciclo e Secundário de Escolas Públicas, Privadas e Profissionais.
Quando: A partir de outubro de 2025.
Competências a desenvolver nos jovens: Consciência Digital | Autoconhecimento | Saúde e Bem-Estar | Desenvolvimento Pessoal e Autonomia | Pensamento Crítico e Criativo | Ética e Responsabilidade Social.
Com a implementação do projeto DesCONECTADOS, pretende-se contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
ODS 3 – Saúde de Qualidade
Meta 3.4: Até 2030, promover a saúde mental e o bem-estar.
Este projeto contribui para a promoção do bem-estar emocional dos jovens, abordando a saúde mental relacionada com o uso excessivo das tecnologias e estratégias para o equilíbrio digital.
ODS 4 – Educação de Qualidade
Meta 4.7: Garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive por meio da educação para o desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
Ao fomentar a literacia digital e o autoconhecimento, DesCONECTADOS incentiva uma educação que prepara os jovens para o uso consciente e responsável da tecnologia.
ODS 10 – Reduzir as Desigualdades
Meta 10.2: Capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, incapacidade, etnia, origem, religião, condição económica ou outra.
O projeto contribui para a inclusão digital, ajudando jovens a gerir melhor o seu tempo e relações, minimizando os impactos negativos da desigualdade no acesso e uso da tecnologia.
ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Meta 16.6: Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes, a todos os níveis.
O incentivo ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais contribui para a construção de ambientes mais seguros, transparentes e responsáveis nas comunidades escolares e na sociedade.
Para mais informações: capacitar.cj@cm-cascais.pt