Passar para o conteúdo principal
x
Os sorrisos que se encontram no Cultura Social

Foi na sexta-feira que passou, dia 20, que visitámos vários equipamentos do programa Cultura Social. Este primeiro turno conta com 272 voluntários. No total, o programa conta mais de 400 jovens que dedicam dias do seu verão a ajudar.

Com o intuito de promover a ocupação dos tempos livres dos jovens durante o período não letivo de uma forma saudável, de contribuir para o desenvolvimento pessoal e fomentar o espírito comunitário e de solidariedade através da proximidade a realidades locais, este programa pretende também desenvolver a cidadania ativa, aplicar o potencial criativo e dinâmico dos jovens, assim como apoiar entidades sem fins lucrativos sedeadas ou que realizem as suas atividades no município de Cascais e contribuir para a sua viabilidade.

Com áreas de atuação espalhadas entre apoio social, património, proteção civil e animação cultural, muitos dos voluntários com quem estivemos à conversa disseram que o intuito deles ao inscreverem-se neste programa de voluntariado de verão foi mesmo marcar a diferença na sociedade e junto das zonas onde habituam. Muitos tinham já frequentado oslugares onde agora estão a fazer voluntariado, o que lhes possibilita uma relação ainda mais intensa com os funcionários e também com as crianças de quem têm ajudado a tomar conta. A Inês, por exemplo, tem 19 anos e é voluntária no Centro Comunitário de Carcavelos e escolheu este programa porque gosta muito de crianças e porque queria ter uma experiências junto delas. A Catarina e a Carolina, por outro lado, são voluntárias no Lar da Bafureira e escolheram esta entidade porque queriam fazer parte do dia-a-dia dos idosos e dar-lhes mais momentos felizes.

Junto dos responsáveis das entidades, percebemos também que os nossos jovens voluntários têm marcado realmente a diferença, quer seja a animar as crianças nas colónias de férias, quer seja a ajudar os velhinhos e a dar-lhes mais motivos para sorrir e mais atividades que os possam entreter.

Se és como estes nossos jovens, que têm uma vontade enorme de mudar e contribuir para uma vivência em comunidade mais feliz e harmoniosa, não te esqueças de ir acompanhando tudo o que andam a fazer nas nossas redes sociais.Se ainda não foi este ano que te inscreveste, inspira-te neles para que no próximo ano o teu nome não falte na lista!