Durante a manhã de hoje estivemos na Praia de Carcavelos para mais uma ação do projeto Pegada n’Areia. Este projeto está inserido no Programa de voluntariado de verão Maré Viva e o objetivo é desenvolver atividades de âmbito ambiental, da prevenção, informação e de saúde pública, nas praias do município de Cascais.
A ação de hoje decorreu com o apoio da ASAMAR, uma associação de Salvamento Aquático, criada em 2008 com profissionais com experiência nacional e internacional nas áreas de socorro e salvamento aquático, colmatando as necessidades de segurança, prevenção e vigilância aquáticas.
Vários foram os grupos de crianças que das 10h às 11h30 ouviram o nadador salvador Nuno a explicar que cuidados devem ter na praia e com quem devem falar se se perderem. Ouviram sobre as bandeiras, sobre o horário de exposição solar, das 11h às 17h, entre outras informações relevantes.
A bandeira verde indica que é seguro entrar na água, a amarela que é preciso ter cuidados redobrados e que não se pode nadar, a vermelha que não se pode de maneira nenhuma entrar na água. A bandeira com padrão xadrez indica que o nadador salvador está ausente e aquela que é metade vermelha metade amarela informa os banhistas que zona é mais indicada para banhos.
Caso as crianças se percam, foi-lhes dito que devem procurar os nadadores salvadores, os marezinhas ou, em último caso, a polícia. o nadador salvador disse-lhes que deviam procurar. Também lhes disseram que devem sempre ir à água sem um adulto.
Por último, o nadador salvador disse-lhes que os cães não podem ir à praia durante a época balnear.
Fica atento às nossas redes sociais para saberes quando decorrem e sobre que são as próximas ações do Pegada n’Areia. Até lá, passa pelo nosso instagram para não perderes nada!