Para comemorar o facto de este ano Cascais ser a Capital Europeia da Juventude e também para comemorar o Dia Internacional da Juventude, dia consagrado pelas Nações Unidas no dia 12 de agosto, nos dias 10, 11 e 12 de agosto o Jardim Visconde da Luz, o Mercado da Vila e o Hipódromo de Cascais receberam vários concertos dedicados à juventude da vila.
Este festival premiou o ato de cidadania que é o voluntariado.
No primeiro dia, o Mercado encheu-se de jovens que deram ouvidos à tradição e à identidade do nosso país para uma noite de fado jovem.
Em entrevista, os fadistas elogiaram o evento, por este se tratar de fado dedicado aos jovens e inserido num festival dedicado à juventude de Cascais e do país. Muitos também elogiaram o talento cascalense e afirmaram que sermos Capital Europeia da Juventude é um desafio, mas que nos faz entender que o futuro está em nós e depende de nós jovens, que somos o futuro.
No segundo dia do Festival da Juventude Cascais 2018, o Jardim Visconde da Luz recebeu das 15h30 às 19h um OpenStage que se recheou de jovens talentos da vila. Ysianay Beatriz, Maria Castro, Concordia, Tarzan Is Dead e Sea Angels foram os artistas que atuaram.
Às 19h30, as portas do Hipódromo Manuel Possolo abriram-se. Pelas 21h, subiu ao palco o DJ Pedro Garrido e pelas 22h, subiu ao palco a Bárbara Bandeira que já tinha conhecidas as vencedoras do passatempo que decorreu no nosso instagram. Pelas 23h, foi a vez de David Carreira animar o público do Hipódromo, cantar e encantar.
E para comemorar o Dia Internacional da Juventude, que foi consagrado pelas Nações Unidas, o terceiro e último dia do festival levou ao palco do Hipódromo Manuel Possolo os concertos de Gabriel o Pensador, dos nossos embaixadores HMB e de Pedro Vaz.
Antes, das 16h às 19h, o Jardim Visconde da Luz encheu-se e os Green Leather venceram o concurso Cascais à Banda, que foi organizado pela PLUGD. Os vencedores ficaram assim confirmados para tuar dia 17 de agosto no primeiro dia das Festas do Mar.
Pelas 22h30, no Hipódromo Manuel Possolo, os voluntários de 2018 reuniram-se em frente ao palco para ouvir o discurso de Bernardo Capucho, fundador do festival GiveMe4, Catarina Marques Vieira, comissária de Cascais Capital Europeia da Juventude e ainda João Paulo Rebelo, secretário de estado do desporto e da juventude. Logo em seguida, os HMB, embaixadores de Cascais, fizeram os jovens no hipódromo tirar os pés do chão e dar tudo num concerto cheio de dança e boa energia.
Pela meia noite, o festival terminou com o concerto de Gabriel o Pensador, que afirmou que «é na mudança do presente que a gente molda o futuro. Na mudança de atitude, não há mal que não se mude».
Viva a juventude! Esperamos que tenhas desfrutado destes três dias de festival e que tenhas ficado com mais vontade de fazer voluntariado, de contribuir para uma melhor sociedade.