Passar para o conteúdo principal
x
Termina mais um turno de Marezinhas do Futuro

Termina hoje mais um período de Marezinhas do Futuro, um projeto agregado ao programa de voluntariado de verão Maré Viva.

O projeto surgiu em 2016 para colmatar a falta de oferta que existia nos programas de voluntariado de verão para jovens entre os 12 e os 14 anos do concelho. Este projeto é um dos projetos especiais que estão inseridos no programa Maré Viva e que são coordenados por Ana Daniela Madeira, licenciada em Fisioterapia.

Susana Machado, coordenadora deste projeto, tem 23 anos, é licenciada em educação básica e vai começar em setembro o mestrado em educação pré-escolar.

À conversa com ela, descobrimos que as funções que os marezinhas do futuro desempenham são diferentes das dos marezinhas mais velhos. Observam e preenchem os questionários e fichas de controlo sobre a praia e desta forma, as informações que eles recolhem permitem que as equipas das praias, a equipa de coordenação e todas as restantes entidades encontrem maneiras de melhorar a praia.

Além destas funções, os marezinhas do futuro podem ainda distribuir cinzeiros, dar apoio às atividades que acontecem na praia, como é o caso das ações da Pegada n’Areia, ou ainda varrer os acessos à praia. Em cada praia, os líderes podem também dizer-lhes para realizar atividades extra que permitem que os marezinhas do futuro conheçam de forma mais aprofundada tudo o que precisam de saber sobre as praias e as suas características específicas - peddy papers, dias de liderança, situações hipotéticas de primeiros socorros, suportes de cinzeiros, entre outras. Desta forma, não só os marezinhas do futuro são incluídos em grupos com marezinhas mais velhos, dos 15 aos 21 anos, como também é reforçado o papel dos líderes, que é tão importante.

O período de atuação destes voluntários são dez dias úteis e o que se pretende com este programa é que os marezinhas do futuro tirem o melhor proveito da praia e das atividades que acompanham, para que um dia sejam marezinhas mais velhos ou, quem sabe, futuros líderes nos postos das praias.

O projeto tem 130 vagas, mais 30 que o ano anterior. A decorrer desde meados de junho, os cinco períodos de 2 semanas vão decorrer até ao final de agosto.

Dos marezinhas do futuro que encontrámos, todos eles se inscreveram no projeto para fazer novas amizades, para ocupar as férias de uma maneira melhor e também para ajudar e contribuir para uma praia melhor.

Se vires os marezinhas do futuro pelas nossas praias, deixa-te inspirar por eles!