Foi durante esta manhã que fizemos uma visita aos marezinhas que percorrem todos os dias a ciclovia Cascais-Guincho. Este projeto, Marezinhas em Movimento, é um dos projetos especiais que fazem parte do programa Maré Viva e que são coordenados por Ana Daniela Madeira, 30 anos, licenciada em Fisioterapia.
Em conversa com ela, descobrimos que as funções dos marezinhas em movimento são monitorar a ciclovia de Cascais ao Guincho, fornecer informações turísticas e prestar serviços de primeiros socorros, limpar a ciclovia para evitar obstruções de estradas e controlar número de veraneantes e pescadores na zona do Guincho até ao Cabo Raso.
Uma equipa de quatro rapazes e um team assistent reúnem-se todas as manhãs no EcoCabana, em frente ao Parque Marechal Carmona, e fazem alguns percursos em direção ao Guincho para garantir um apoio melhor e mais adequado aos turistas e também fazer contagens de pessoas, pescadores, carros, animais, lixo, entre outras coisas. Para melhor desempenho de suas funções, dispõem também de um kit de primeiros socorros para ajudar qualquer banhista ou turista que possa precisar.
Com dois turnos, das 9h às 14h e das 14h00 às 19h00, estes marezinhas ajudam também no desempenho de algumas tarefas de outros marezinhas que estão na praia do Guincho, como na limpeza dos acessos ou até na limpeza da própria ciclovia.
Desta forma, este projecto ajuda não só a acompanhar de perto os turistas que frequentam as praias entre Cascais e o Guincho, mas também a prestar assistência em caso de incidente.
Patrão Djombate, de 21 anos, é o team assistent desta equipa há dois anos e realça o facto de que este projeto o ter ajudado a desenvolver capacidades comunicativas e o desejo de fazer mais e melhor, de ajudar, de se sentir útil.
Se gostas de andar de bicicleta e ajudar turistas, este é o projeto ideal para ti e para o próximo ano tens de te inscrever. Tens visto os nossos marezinhas pela ciclovia?