Foi sábado, dia 15 de setembro, que decorreu na praia de Carcavelos um dia dedicado aos surfistas especiais que não têm acesso às ondas todos os dias nem regularmente.
A Surf Addict - Associação Portuguesa de Surf Adaptado, organizadora do evento, é responsável por eventos como este que decorreu em Carcavelos por todo o país desde 2012, com o objetivo de dar acesso a qualquer pessoa com qualquer tipo de deficiência, a um dia na praia, um dia diferente deslizando numa prancha de surf e sentindo o mar de maneira diferente.
Uma vez por mês, de abril a setembro, não só instituições com os seus utentes, mas também utentes a título privado se dirigem às praias com a família.
Teresa Abraços, surfista, voluntária e vice presidente da associação, afirmou que estes eventos «são acima de tudo para dar a possibilidade a todas as pessoas de praticar desporto, independentemente da limitação física, mental, a que for. Queremos que o desporto, e em específico o surf, seja para todos, dos mais novos aos mais velhos; temos crianças de 7 anos e por vezes adultos de 70 anos. É acima de tudo um dia bem passado, pomos toda a gente na água».
A associação funciona com voluntários, uns permanentes, outros que estão pontualmente em alguns eventos. Nestes dias no mar, há ainda treinadores específicos para acompanhar as pessoas ao mar.
A manhã de sábado foi incrível, contou com muitos sorrisos, muitos mergulhos e, acima de tudo, muito surf!