Passar para o conteúdo principal
x
Youth 2030: a estratégia das Nações Unidas para a Juventude

António Guterres, secretário geral da ONU, lançou ontem num evento de alto nível as Nações Unidas, em Nova York, a estratégia da organização para a Juventude.

Estipulado ficou alcançar-se um mundo no qual os direitos humanos de todo jovem são realizados, que garanta que cada jovem tem autonomia para atingir seu pleno potencial e isso reconhece a agência dos jovens, a resiliência e suas contribuições positivas como agentes de mudança.

O Secretário-Geral encarregou o seu «Envoy on Youth», em conjunto com o sistema das Nações Unidas e os próprios jovens, de liderar o desenvolvimento de uma Estratégia da Juventude da ONU e os objetivos passam por ampliar as ações globais, regionais e nacionais para atender às necessidades dos jovens, concretizar os seus direitos e explorar as possibilidades juvenis como agentes de mudança.

Esta estratégia ambiciosa orientará o sistema das Nações Unidas na intensificação do apoio ao fortalecimento dos jovens. Vão investir-se em áreas como desenvolvimento sustentável, paz e segurança e direitos humanos (pilares do sistema das Nações Unidas), que consolidarão a posição das Nações Unidas enquanto líder global no envolvimento com a juventude.

Os jovens de hoje querem o mundo sustentável e pacífico, tal como está idealizado na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Para perceberem as suas aspirações têm de realizar os seus direitos de capacitação e desenvolvimento, participação e escolha. Os jovens são o futuro, por isso, oferecem milhões de razões para estarmos ao lado deles, neste que é o dia de Ação global de sensibilização para os ODS - que foram formalmente estabelecidos há três anos!

Sabe mais aqui e deixa-te inspirar por esta onda que fortalece a juventude!