Passar para o conteúdo principal
x
Voluntariado 70 JÁ | DIREITOS DA JUVENTUDE
Sexta, Setembro 28, 2018

Foi lançada oficialmente a 18 de abril, pelas 15h, no Armazém 22, em Vila Nova de Gaia, a campanha nacional que se destina a sensibilizar e despertar as camadas mais jovens da sociedade para os seus direitos.

Pretende-se com esta iniciativa presentar à juventude portuguesa os seus direitos consagrados no artigo 70.º da Constituição da República Portuguesa, através de uma campanha, baseada sobretudo na Internet e nas ferramentas que a web social proporciona.

A Constituição da República Portuguesa consagra, no seu artigo 70.º, direitos que abrangem diversas esferas da vida, tais como: a cultura, o ensino, o acesso ao primeiro emprego, a habitação, o desporto e os tempos livres.

O Governo, através do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), pretende assim fomentar o fortalecimento dos jovens, dando-lhes acesso à informação necessária para que exerçam plenamente os seus direitos e, simultaneamente, tenham acesso a um meio de mobilização de diversos agentes públicos, privados e do designado 3.º sector para responder às preocupações dos jovens.

Para que a mensagem chegue a todos os jovens portugueses, foi criada uma plataforma exclusiva para este projeto. O espaço digital que é complementado pela presença nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.

A campanha vai desdobrar-se em diversas temáticas, de modo a comunicar de forma abrangente todas as áreas consagradas no artigo 70.º - saúde, mundo, experiência, desporto, cultura, educação, igualdade, habitação, entre outros.

A primeira temática a ser trabalhada é a Participação Cívica, uma das áreas mais importantes para a participação ativa dos jovens na sociedade.

Assim, participar significa fazer parte de uma comunidade social e política, significa intervir socialmente e contribuir para o presente e o futuro do país, factos que a campanha 70 JÁ! pretende disseminar por todo o país, mostrando à juventude portuguesa que a participação de todos pode influenciar não só o rumo nacional, mas também o rumo pessoal de cada um.

Esta ação de voluntariado jovem vai decorrer entre setembro de 2018 e junho de 2019 e destina-se a jovens que tenham disponibilidade e gosto em comunicar com outros/as jovens e que queiram intervir, em meio escolar, no âmbito da promoção dos direitos humanos e dos direitos constitucionais dos jovens.

As inscrições estão abertas para 100 voluntários até dia 12 de outubro. Os voluntários que integrarem esta ação de voluntariado, após processo de recrutamento, seleção e formação, deslocam-se em equipas às escolas do ensino básico (3.º ciclo), secundário ou mesmo universitário, para, em colaboração com os alunos, desenvolverem e dinamizarem projetos com a comunidade escolar.

Todos os detalhes e inscrições aqui.


Sobre Cascais