Passar para o conteúdo principal
x
Beba com consideração, ou seja, sem palhinha, Claro.
Quinta, Dezembro 27, 2018

 

A União Europeia  chegou a um acordo para a futura proibição a partir de 2021 de alguns plásticos de utilização única como cotonetes, palhinhas e talheres de plástico para reduzir a poluição marítima.

“O lixo marítimo é um problema global cada vez maior”, segundo um comunicado do Conselho de Ministros do Ambiente da UE, que esta noite chegou a um acordo com o Parlamento Europeu sobre a restrição do uso de plásticos.

Segundo o comunicado, se nada for feito, em 2050 haverá mais plásticos do que peixes no mar.

A proposta apresentada pela Comissão Europeia em Maio prevê a proibição de categorias de produtos que representam 70% dos detritos que poluem oceanos e praias.

E os líderes dos 28 países chegaram a acordo relativamente a itens como cotonetes, palhinhas e talheres.

Esta proposta foi primeiramente apresentada em maio e previa a proibição de categorias de produtos que representam 70% dos detritos que poluem os nossos oceanos e praias. Neste grupo estão incluídos cotonetes, embalagens de hambúrgueres e saladas, recipientes para frutas, sobremesas e gelados.

Relembramos que em outubro, o Parlamento Europeu aprovou a proposta de Bruxelas, estipulando que em relação a outros produtos de plástico de utilização única, os Estados-membros devem tomar as medidas necessárias para obter uma redução ambiciosa e sustentada de pelo menos 25% até 2025. Nesta categoria incluem-se caixas para hambúrgueres, sanduíches e saladas, bem como recipientes para frutos, legumes, sobremesas ou gelados.

Os 28 países terão ainda de assegurar a recolha seletiva e a subsequente reciclagem de pelo menos 90% das garrafas de plástico descartáveis até 2025.

Em Cascais a Associação Juvenil Claro Cascais quer afastar as palhinhas de plástico do Concelho de Cascais, e aumentar a consciencialização sobre o dano que o plástico descartável causa no meio-ambiente e, em especial, no oceano.

Para eles há três formas de ajudar

1. Sem palhinha, por favor!

Quando pedires uma bebida num bar, restaurante ou café mostra a tua posição e diz logo que não queres palhinha. Se te perguntarem porquê, sê claro e dá uma rápida explicação das razões por detrás da tua escolha.

2. Passa a palavra!

Partilha com os teus amigos a tua preocupação com o meio ambiente, os animais, o mar e o teu Concelho e orgulha-te de incentivar a adesão a este movimento.

3. Be a scout!

 

Ajuda-nos a angariar mais membros e partilha connosco possíveis contactos de quem poderá estar interessado em fazer parte do movimento Claro!

Sabe mais sobre este movimento aqui. https://clarocascais.com/


Sobre Cascais