Passar para o conteúdo principal
x
90 anos do Escotismo em Cascais
Quinta, Fevereiro 7, 2019

Robert Baden-Powell, criou em 1907 um movimento mundial pensado para promover a paz e desenvolver competências nos jovens, tendo como base o contacto com a natureza.

Ao território nacional, chegou em 1911, mais especificamente Macau e acabaria por chegar a Portugal em 1913 com o surgimento da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP). No nosso concelho, o movimento escotista acabaria por brotar em 1929, aquando da visita do fundador do Movimento, Robert Baden Powell, ao concelho, que foi recebido no Salão Nobre do Palácio da Cidadela, pelo Presidente da República, o general Óscar Carmona.

Após esta visita acabaria por surgir, no mesmo ano, o primeiro Grupo de Escoteiros do concelho, na altura denominado Grupo 86 - Carcavelos, que 2 anos depois, devido a restruturações da AEP, passaria a ter a atual denomicação, Grupo 16 - Carcavelos.

2019, é por isso um ano de celebração para todos os membros do Movimento Escotista do concelho de Cascais, que viu ser semeada, há 90 anos, o movimento que hoje é representado por 17 Associações, espalhadas por todo o concelho, refletindo o crescimento e desenvolvimento do movimento no concelho de Cascais, do qual fazem hoje parte milhares de jovens.

Parabéns a todos os jovens que têm "deixado o concelho um pouco melhor do que o encontraram".

Surgimento do Grupo 16 - Carcavelos
Surgimento do Grupo 16 - Carcavelos

 


Sobre Cascais