A Violência no Desporto – Ação de Sensibilização
Hoje estivemos numa ação de sensibilização sobre a violência no desporto, a Guarda Nacional Republicana, com a colaboração do Instituto Português do Desporto e Juventude e do Grupo Desportivo Estoril Praia organizaram uma manha diferente para mais de 600 alunos do Conselho de Cascais.
“A Violência não é uma opção”.
Nas últimas épocas desportivas, a GNR registou diversos incidentes que envolvem a prática desportiva, entre os quais se destacam as agressões, as injúrias, os danos, o arremesso de objetos, a utilização ilegal de artigos pirotécnicos e o rebentamento de petardos. Estas ações têm o objetivo de consciencializar os adeptos, praticantes, agentes desportivos, atletas, pais, crianças e jovens, para a necessidade de serem adotados comportamentos baseados no respeito entre todos, construindo um ambiente positivo em torno do desporto, cujo objetivo último é a redução de ações violentas.
Esta ação foi dirigida a jovens com idades entre os 10 e os 18 anos de idade e contou com a intervenção do ex-árbitro internacional Duarte Gomes, de um jogador e de um treinador profissional, e ainda de um elemento pertencente a um Grupo Organizado de Adeptos.
Os jovens tiveram ainda direito a uma demonstração dos cães da GNR, sobre a sua atuação na segurança, deteção de engenhos explosivos nas bancadas do estádio e ainda procura de objetos ilegais dentro de malas!
A palavra chave desta ação foi o RESPEITO e como tal os alunos desenharam a palavra na relva!!