Passar para o conteúdo principal
x
Rota Jovem

Associação: Rota Jovem 

Morada - Sede: Largo do Mercado, Edifício Rota Jovem, 2750-431 Cascais

E-mail: info@rotajovem.com

Facebook: https://www.facebook.com/associacaorotajovem

História: 

Criada em 1992, a Rota Jovem é uma associação juvenil, sem fins lucrativos, sediada em Cascais.

O segredo desta associação é ser uma porta aberta a projetos novos, uma oportunidade para os jovens concretizarem as suas ideias. 

De momento com com cerca de 1600 sócios que participam e dinamizam atividade em áreas tão diversas (Mobilidade Internacional; Europa e Jovens; Consciência Ambiental, Desporto, entre outras.)

O seu impacto não se fica apenas por Cascais, mas por todo o território nacional e a nível internacional também, através de muitos projetos de mobilidade internacional realizados até ao momento. 

Exemplo de algumas atividades nas quais participam: 
 

NACIONAL

- Up to Youth: Consiste num programa de financiamento promovido pelo FatorC, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Junta de Freguesia de Alcabideche e Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, que visa estimular nos jovens o desenvolvimento de competências transversais, tais como o espírito de iniciativa e a capacidade de resolver problemas.

- Cascais Europa: Este projeto consiste na defesa do próprio ato de votar, de participar no processo democrático e de fazer de uma forma consciente e plenamente informada.

- Tendem: Um projeto que consiste na troca de aprendizagens. Ou seja, um intercâmbio de línguas e culturas. Escolhe-se um parceiro que é falante nativo de uma língua que se queira aprender ou melhor e em troca é partilhado com esse parceiro o português. 

- Workshop Move-te: aborda a temática da mobilidade e os diferentes programas existentes para jovens como o projeto de voluntariado Corpo Europeu de Solidariedade, estágios internacionais, bolsas de estudo internacionais, intercâmbios, entre outros.

 

INTERNACIONAL

- Intercâmbio Cascais-Biarritz: Desde 1993 que este projeto é promovido pela Divisão da Juventude. Uma iniciativa das Câmaras Municipais de Cascais e de Biarritz, devido ao fato de serem Municípios Geminados desde 1988, pelas suas semelhanças a nível cultural, social e desportivo. 

- Youth Capital for Global Changes: Este projecto pretende contribuir para enriquecer o programa do EYC2018, criando uma forte ligação com os princípios e as acções do programa Erasmus +.

- Workcamps: Estes workcamps são projetos onde jovens (entre os 18 e os 30 anos) de todo o mundo têm a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento local de uma comunidade na vila de Cascais.