Passar para o conteúdo principal
x
Dados estatísticos - Estágios ESHTE de Verão 2019 | Locals

Pelo quarto ano consecutivo, o Programa de Voluntariado Jovem LOCALS, promovido através da Divisão de Juventude (DJUV) da Câmara Municipal de Cascais (CMC), acolheu jovens estudantes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), no contexto de estágio curricular. 

No Verão de 2019, o programa acolheu 10 estagiários do 1º e 2º ano da licenciatura em Informação Turística, distribuídos por dois turnos que decorreram entre o período de 15 de junho e 10 de setembro.

Os estagiários foram acompanhados e orientados pela Coordenadora de Estágios e deram continuidade ao projeto que nasceu no primeiro ano de parceria com a ESHTE, as visitas guiadas (Free Walking Tours). Ainda no seguimento das funções e tarefas desempenhadas nos anos anteriores, integraram o Programa Locals durante as duas primeiras semanas de estágio e prestaram apoio no Cascais Visitor Center – Posto de Turismo de Cascais.

A criação das Walking Tours, no primeiro ano de parceria com a ESHTE, e o seu desenvolvimento e crescimento, nos três anos seguintes, contribuíram para a dinamização do Programa Locals e para a atividade turística na Vila de Cascais. É um projeto pioneiro e inserido no “melhor dos dois mundos”: num estágio curricular e no voluntariado jovem, e são estes dois conceitos que, uma vez unidos, conferem qualidade e particularidade ao projeto.

Uma vez que as Walking Tours são parte integrante do Programa de Voluntariado Jovem LOCALS, são gratuitas.

Esta característica é salientada aos turistas, assim como o facto de serem realizadas por jovens estudantes da ESHTE. Os estagiários não são guias oficiais; todavia, encontram-se em formação académica, frequentando a licenciatura em Informação Turística.

O projeto das Walking Tours é, por essa razão – e apesar da sua gratuitidade -, de qualidade. Uma experiência complementar e interessante à oferta turística de Cascais!

Com o objetivo de dar a conhecer a Vila de Cascais de uma forma interessante, as Walking Tours têm a duração de cerca de 1h30, onde os estagiários guiam os turistas pelos recantos e segredos de Cascais.

De modo a aprofundarem os seus conhecimentos, e com o objetivo de prestarem informação rigorosa e bem fundamentada durante o seu discurso, os estagiários realizaram, no início do estágio, visitas orientadas aos equipamentos culturais e naturais da Vila. Durante estas visitas, os estudantes foram acompanhados por funcionários dos vários equipamentos.

Entre os meses de julho e setembro, os estagiários receberam turistas de 20 países diferentes: Espanha, França, Itália, Inglaterra, Irlanda, Suíça, Áustria, Polónia, Dinamarca, Bélgica, Alemanha, Holanda, República Checa, Grécia, Hungria, Israel, Austrália, Brasil, Estados Unidos da América e, claro, Portugal.

Para um total de 644 visitantes, foram realizadas:

20 Walking Tours em português;
3 em espanhol,
21 em inglês;
- 1 francês;
1 em italiano;
3 em alemão

Os números são curiosos: as nossas visitas guiadas não são apenas procuradas por turistas estrangeiros, existindo cada vez mais residentes com vontade e curiosidade em participar nas mesmas!

O feedback recebido através dos estagiários tem sido bastante positivo. Enquanto Programa Locals, gostamos de acreditar que este estágio constituirá uma mais-valia no seu Curriculum Vitae, a nível da formação na área do turismo!


Sobre Cascais