O AtiVoluntário tem o objetivo de ativar o Voluntário que existe dentro de cada um dos jovens, através da sua capacitação e consciencialização para que consigam identificar as principais necessidades da comunidade e, consequentemente, criar soluções para os desafios que encontrem em Cascais, tanto dentro, como fora do meio escolar.
O que é: Incentivo à prática do Voluntariado, através da promoção dos seus valores.
Como: Através da realização de sessões temáticas, com o objetivo de capacitar os jovens para a identificação de problemáticas na comunidade e para a criação de ações de Voluntariado que pretendam colmatá-las.
Este programa de capacitação para o voluntariado pretende potenciar o desenvolvimento pessoal e de aquisição de competências para o envolvimento cívico, utilizando uma metodologia de Educação Não Formal.
Atividades a desenvolver:
- Roadshow de incentivo à inscrição pelas várias escolas;
- 7 Sessões em contexto municipal, que incluem: desenvolvimento de competências e valores; partilha de experiências de entidades de voluntariado; planeamento e realização de uma ação de voluntariado.
- Evento Celebra o Teu Potencial;
- Viagem para os jovens mais motivados e participativos.
Objetivos Específicos: Promover o desenvolvimento pessoal dos jovens mobilizando-os para um serviço à comunidade, desenvolvendo competências de responsabilidade, de entreajuda e de solidariedade; Tornar os jovens de Cascais mais participativos civicamente e socialmente; Desenvolver nos jovens valores de voluntariado, tais como, empatia, partilha, honestidade, espírito de equipa e cooperação, relações interpessoais, autoconfiança e respeito pelo outro; Formar, empoderar e incentivar os jovens para serem cidadãos ativos através da utilização dos seus talentos individuais; Criar soluções para as problemáticas identificadas na comunidade.
Público: Alunos do Ensino Secundário de Escolas Públicas, Privadas e Profissionais
Competências a desenvolver nos jovens: Pensamento crítico e pensamento criativo | Relacionamento interpessoal | Desenvolvimento pessoal e autonomia | Bem-estar, saúde e ambiente.
No ano letivo de 2023/2024, foram impactados 857 jovens, pertencentes a 7 escolas do Concelho de Cascais. Através da nossa avaliação de impacto, concluiu-se que os participantes do AtiVoluntário, elevaram as suas competências pessoais no que diz respeito à adaptabilidade; comunicação; espírito de equipa; responsabilidade e entreajuda, tendo contribuído para as áreas da gestão de equipa e para a consciência do impacto que o voluntariado tem na comunidade.
Testemunhos de jovens participantes no projeto AtiVoluntário:
“Para além de informar os jovens sobre o tema do meu grupo, o projeto permitiu, acima de tudo, mostrar à comunidade que pessoas da minha idade podem sim promover a mudança e realizar atividades.”
“O retorno à comunidade teve um grande impacto na nossa comunidade escolar, uma vez que com esta atividade conseguimos trazer novos projetos para a escola e novos conhecimentos para os alunos.”
“As pessoas tiveram a oportunidade de aprender a ajudar os outros numa situação de risco”
Com a implementação do AtiVoluntário, pretende-se contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Através do AtiVoluntário, pretendemos garantir que os jovens adquiram conhecimentos e competências necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, através de várias vertentes: da educação; de estilos de vida sustentáveis; dos direitos humanos; da promoção de uma cultura de paz e da não-violência; da cidadania global; da valorização da diversidade cultural, entre outros.
Reduzir as desigualdades. Pretende-se, com o AtiVoluntário, desenvolver a meta que visa empoderar e promover a inclusão social, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica, entre outros, dos jovens participantes do Projeto e, também, dos membros da comunidade escolar/local.
Para mais informações: capacitar.cj@cm-cascais.pt