Passar para o conteúdo principal
x
Dia da Internet Mais Segura | Programa "Naveg@s em Segurança?"

Hoje é o Dia da Internet mais Segura e a Jovem Cascais quis assinalar este dia! Sabias que, segundo a Internetsafety101.org, 90% dos adolescentes que interagem nas mídias sociais ignoraram algum caso de bullying que presenciaram, enquanto um terço deles já foi a própria vítima do bullying virtual? É importante ter certos comportamentos, por isso a IPDJ, I.P., através do Centro Internet Segura, promove mais uma nova edição do “Naveg@s em Segurança?".

A iniciativa «Naveg@s em Segurança?» decorre entre 1 de fevereiro e 7 de dezembro e tem como objetivo sensibilizar e dinamizar, através de jovens voluntários, sessões de sensibilização informativas de modo a promover o uso responsável e seguro da internet e a cidadania digital.  

As sessões de Sensibilização têm a duração de 45 a 60 minutos e são destinadas a crianças e jovens, educadores, escolas, grupos, associações, seniores e cidadãos em geral. Alguns dos temas que serão abordados incluem:  Fake news; Cyberbullying; Internet das coisas; Dependência online; Proteção de dados; Discurso de ódio; Redes sociais entre outros.

As sessões decorrerão, de 1 fevereiro a 7 de dezembro, nas Lojas e Balcões PONTO JA. Contudo, este ano, devido à situação pandémica, as sessões poderão ser realizadas online, via plataforma de videoconferência (TEAMS ou ZOOM). Podem ainda realizar-se noutros locais (escolas, autarquias, etc.),

Se tiveres interessado, as inscrições podem ser feitas em qualquer altura, de 1 fevereiro a 7 de dezembro, até dois dias antes do final do mesmo, diretamente, numa Loja Ponto JA, ou através do e-mail geral@ipdj.pt .

As sessões de sensibilização irão ser lideradas por jovens voluntários que se inserem no Programa de Voluntariado “Naveg@s em Segurança?” e se estiveres interessado em promover o uso correto e seguro da internet e como ser um utilizador responsável aqui ficam os requerimentos e direitos para te candidatares como voluntário:

Requerimentos para te candidatares: 

  • Ter entre de 18 a 30 anos;
  • Ter conhecimentos em tecnologias de informação e comunicação;
  • Boa capacidade de comunicação;
  • Facilidade de relacionamento interpessoal;
  • Certificado de Competências Pedagógicas (não obrigatório, mas preferencial);
  • Estar inscritos na plataforma de Voluntariado Jovem “Agora Nós”;
  • E com participação anterior no SID e/ou no «Naveg@s em segurança?» (preferencial);

Direitos dos voluntários:

  • Bolsa de €12,00 por dia (bolsa de 12,00 euros aos jovens que fazem a ação num período superior a 3h30m / bolsa de 6,00 euros quando os jovens realizam a atividade inferior a 3h30 (meio dia);
  • Formação específica de voluntári@s;
  • Seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil;
  • Certificado.

 

Se estiveres interessado visita a nossa pagina do Balcão PONTO JÁ aqui, para saberes como te candidatar. 


The website encountered an unexpected error. Please try again later.