Passar para o conteúdo principal
x
ENRYP II - European Network of Regional and Local Youth Platforms

O European Network of Regional and Local Youth Platform vai já na segunda edição e está a ser coordenado pela Câmara Municipal de Cascais!

 

O que é?

O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia e é construído pelas descobertas e resultados do projeto Erasmus+ ENRYP, desenvolvido entre 2017 e 2019, pela Umbria Youth Fórum em Itália.

O projeto é constituído por 6 organizações juvenis de Portugal, Reino Unido, Itália, Hungria e Roménia. É um projeto importante a nível europeu e termina no fim de 2022!

 

Mobilidades Internacionais:

  • 4 - 8 de Abril 2022: Restart Networking: Make the best of the Exchange Manchester, Reino Unido

O grupo de jovens encontrou-se pela primeira vez e aprendeu sobre ativismo, participação e envolvimento cívico. Discutiram as boas práticas embebidas no projeto ENRYP II, e partilharam experiências e pontos de vista. 

- Organização Youth Focus North West 

 

  • 6 - 10 de Julho 2022: Half Way to ENRYP: what´s next Kecskemét, Hungria

O grupo de jovens encontrou-se novamente  - alguns já velhos amigos e outros caras novas. Na cidade, os jovens aprenderam sobre os processos de participação para se envolverem com os stakeholders e a comunidade, os princípios de treino em equipa, planeamento e ação. 

Organização Csiperò

 

  • 10 - 16 de Outubro 2022: Youth Participation: Moving to the next level Timisoara, Romania

Velhos amigos e novos amigos reuniram-se para a última experiência de aprendizagem. Durante a semana na Roménia, o grupo aprendeu sobre cidadania, democracia e advocacia. O grupo de jovens aprendeu sobre eles mesmos, inspiraram-se e inspiraram-se uns aos outros. 

- Organização FITT

 

Estas mobilidades permitiram aos jovens conectarem-se; aprenderem novas metodologias sobre como interagirem com decisores políticos; e ainda, desenvolverem as suas próprias campanhas de advocacia. 

 

Pessoas envolvidas:

  • 18 pessoas treinadas em Perugia.
  • 60 jovens envolvidos nas mobilidades.
  • 82 jovens envolvidos em Focus Groups.
  • 20 jovens envolvidos num Curso Online sobre ativismo juvenil.
  • 16 Youth Workers, Técnicos e Gestores de Projeto a apoiar o Projeto. 

 

Parceiros:

Município de Cascais, Portugal;

FORMA.Azione srl, Itália;

Youth Focus North West, Reino Unido;

Forum Regionale dei Giovani dell'Umbria, Itália;

Europa Jovoje Egyesulet, Hungria;

Fundatia pentru Tineret Timis, Roménia.

 

Objetivos:

O principal objetivo do ENRYP II é aumentar a participação dos jovens a nível político e social nos países participantes, de forma a alcançar mudanças positivas nas vidas dos jovens e construir sociedades melhores. Isto materializa-se através de:

 

1) Criação de uma Rede Europeia de Partilha de Boas Práticas Juvenis: Garantir aos jovens um espaço concreto onde se possam expressar e empenhar-se num diálogo significativo com decisores políticos eleitos, Organizações da Sociedade Civil, grupos de interesse, etc., em qualquer processo político ou social que afete as suas vidas;

2) Criação de um Compendium de Boas Práticas: Uma coleção de Boas Práticas desenvolvidas a nível local e regional com dois objetivos: aumentar a participação ativa e promover uma cultura de aprendizagem de novas formas de participação política e social entre os jovens, replicando num outro país (Ex: Um jovem de Cascais aplicar ao seu contexto uma boa prática de voluntariado de Perúgia). Clica AQUI para acederes ao Compendium. 

3) Criação de Kit de Ativismo Juvenil: Apoiar os jovens na aquisição de conhecimento e compreensão da sua posição na comunidade; desenvolver competências cívicas e sociais; bem como ferramentas para capacitar outros jovens a tomar parte significativa na vida da sua comunidade. Clica AQUI para acederes ao Kit. 

 

Boa Prática:

Com base no objetivo 2, o grupo português decidiu replicar em Cascais, uma Boa Prática de Perúgia: Beyond What The Sell - Perúgia, Itália: Plataforma online de partilha de informação sobre estudos de género e feminismo; Campanhas anuais sobre tópicos como relações tóxicas, body shaming, estereótipos de género, etc; Criação de uma rede local, workshops e eventos.

A implementação desta boa prática em Cascais será feita através de um podcast e uma campanha online!

O Relaciona-t é o nome do podcast: será dividido em 4 episódios com os seguintes temas: Relações tóxicas; Body Shaming; Sexualidade; Comunicação. O objetivo é, durante cerca de 30 minutos, ter uma conversa informal, mas informada com um especialista num dos temas!

- Participantes: Psicóloga Andrezza Marques; Kelly Liz; Psicóloga Leonor Sentieiro; Madalena Magalhães; Móises Carrabs; Psicóloga Rafaela Rolhas; Rita Sousa Alves.

 

 

Duração do projeto:

  • Início do projeto: 1 de março 2020
  • Início oficial do projeto: Por volta de junho 2021 (Devido a Covid-19)
  • Fim do projeto: 31 de dezembro 2022

- O que aconteceu entre junho de 2021 e dezembro de 2022?

  • 1 Formação de Staff de Curto Prazo, em Perugia
  • 3 Mobilidades Internacionais, em Manchester, Kecskemét e Timisoara
  • 5 Encontros Transnacionais de Parceiros, em Perugia, Manchester, Kecskemét, Cascais, Bruxelas
  • 6 Eventos Multiplicadores, em Cascais, Manchester, Perugia, Timisoara, Kecskemét, Bruxelas

 

Evento Multiplicador no Eurodesk, Bruxelas, Bélgica:

O evento final visou reunir os grupos de jovens dos diferentes países participantes para debater sobre a participação dos jovens nos processos de tomada de decisões, com foco em como o networking pode melhorar a nossa educação política através de meios formais e informais. 

- 24 de Novembro 2022 I Bruxelas I Organização Eurodesk

 

Evento Multiplicador de Cascais, Portugal: 

No dia 14 de dezembro de 2022, o evento do ENRYP contou com a participação de cerca de 70 jovens de todo o município de Cascais, com idades compreendidas entre 16-18 anos. Os jovens eram todos membros de Associações de Estudantes de escolas secundárias de Cascais.

Os jovens do ENRYP realizaram uma mesa redonda com o tema "a importância da saúde mental nos jovens: perspetivas locais e nacionais". Este momento de mesa redonda foi inteiramente organizado por eles.

Juntamente com os jovens, este momento contou com a presença da Diretora de Departamento de Promoção de Talento, Dra. Filipa Castro Henriques, e Dr. Rúben Felizardo, membro da Direção do Conselho Nacional de Juventude.