Jornada Mundial da Juventude decorre de 1 a 6 de agosto
O momento marcante do encontro entre o Papa Francisco e os jovens está cada vez mais próximo, e Cascais, passo a passo, está empenhado em fazer com que este seja um evento histórico para a comunidade cascalense! Desta história tu podes fazer parte, como Peregrino, voluntário ou família de acolhimento.
Segundo o Papa, já são mais de 400 mil inscrições para a JMJ’23, e ainda faltam mais de 6 meses para começarmos!
A participação de Cascais nesta iniciativa mundial está garantida como local de acolhimento de peregrinos. O município, que acolhe a sede do Movimento Internacional Educativo Scholas Occurrentes, tem capacidade para receber 40.000 jovens.
É na respetiva paróquia que podes fazer a tua inscrição para participares como Família de Acolhimento. Precisas de ter a tua habitação a menos de 30 minutos da sede da paróquia, espaço para pelo menos dois jovens e indicar se tens condições de acesso a mobilidade reduzida.
E se queres ajudar na construção de um mundo mais justo e solidário, a JMJ'23 é uma ótima oportunidade para começares! Em Cascais teremos atividades culturais, desportivas, de voluntariado e de lazer para todos os peregrinos que queiram vir para próximo do mar. Podes ainda ser voluntário na organização ou nas paróquias! Inscrições AQUI
O que estamos a fazer?
Em março vai decorrer o Festival da Canção Rumo’23, a anunciar em breve.
Até ao final de fevereiro está a decorrer o concurso “Acreditamos no teu Talento – JMJ’23”, no qual a autarquia está a desafiar os jovens munícipes para criarem uma imagem para os sacos de pano que vão integrar o kit de acolhimento ao peregrino em Cascais.
Desde março de 2022, o município tem desenvolvido e apoiado diversas iniciativas dinamizadas pela juventude e pelos Comités Organizadores Paroquiais (COP) de Cascais desta jornada.
Sobre a Jornada Mundial da Juventude
Além do encontro com o Papa, a JMJ representa uma experiência de vida única para os jovens, tanto na busca de um encontro pessoal com a espiritualidade, como na descoberta de um país e da sua cultura. A primeira Jornada Mundial da Juventude decorreu em Roma, em 1986 após uma iniciativa lançada pelo Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro do Ano Internacional da Juventude que decorreu no ano anterior, na mesma cidade. Lisboa junta-se agora ao leque de cidades que tiverem oportunidade de receber este encontro.
Sabe mais em Cascais.pt