Passar para o conteúdo principal
x
Projeto Bambaram

Nos dias 8 e 11 de março, decorreram o segundo e terceiro momento do projetoBambaram”, criado por um grupo de jovens de Cascais, no âmbito da Escuela Laudato Si', desenvolvida pelo Movimento Educativo Internacional Scholas Occurrentes, cuja sede em Portugal se encontra na nossa vila.

“Bambaram” significa, em crioulo, o pano que segura o bebé junto ao corpo da mãe, representando um “lugar seguro” que o acompanha durante a juventude. Recordamos que este projeto tem como objetivo desenvolver uma iniciativa que procurará colmatar a pressão que os jovens sentem de serem apenas aquilo que o sistema de valores enraizado na sociedade define como sendo o correto e o aceitável pela comunidade, tendo, desta forma, um impacto positivo na sua saúde emocional. O objetivo é a criação de um espaço seguro de jovens e para jovens, onde estes possam ser autênticospartilhando talentos e experiências entre si e tornando-se criadores e multiplicadores de boas práticas.

Depois da realização do primeiro momento de experimentação e de avaliação do “Bambaram” (que podes ficar a conhecer aqui [link para a notícia: https://jovem.cascais.pt/pt-pt/node/2214]), foi agora lançado o desafio a outros jovens do concelho para que fossem os cocriadores deste projeto, de modo a que seja construído, na sua totalidade, pelos próprios jovens de Cascais. Nestes dois momentos foram abordados os temas de gestão de tempo e de desigualdade de género, selecionados previamente por outros jovens. Através da partilha de várias das vivências e problemas que enfrentam no seu dia a dia, pretende-se que os jovens envolvidos no “Bambaram”, percebam que, afinal, não estão assim tão sozinhos! 

E tu? Gostavas de fazer parte? Entra em contacto connosco para te manteres a par dos próximos passos, através do email laudato.si.cascais@gmail.com!