Skip to main content
x
Keith Haring - "Apanha Cascais na Via Rápida"
Monday, October 7, 2019

15 anos depois, Keith Haring regressa a Portugal!

17 obras originais de uma das mais emblemáticas figuras do cenário artístico de Nova Iorque dos anos 80/90, compõem a exposição “Keith Haring. Entre a arte, o ativismo e a moda”, que podes visitar no CascaiShopping até 10 de novembro, com entrada gratuita.

A homenagem a Keith Haring espalhou-se por Cascais. Podes vê-la na Estação de Comboios de Cascais e numa carruagem do comboio. Akacorleone (Pedro Campiche) foi o artista convidado para metamorfosear o exterior e interior de uma carruagem de comboio com padrões inspirados na arte de Haring, mas com um design original. 

Keith Haring pretendia levar a arte a todos e democratizar o seu acesso. Para além disso, abordou também assuntos mais delicados como a repressão étnica, a homossexualidade e a SIDA.

A Fundação Keith Haring, que celebra 30 anos, apoia organizações sem fins lucrativos que auxiliam crianças e instituições envolvidas na educação, investigação e assistência do VIH.

Algumas escolas de Cascais já fazem parte desta homenagem à Fundação Keith Haring, através da participação no concurso "Apanha Cascais na Via Rápida".

Concurso "Apanha Cascais na Via Rápida"

Com a exposição a decorrer, foi lançado um concurso para alunos de agrupamentos escolares criarem cartazes e vídeos que serão utilizados numa campanha de sensibilização sobre o VIH e o vírus da SIDA em 2020. Os trabalhos vencedores serão divulgados nos suportes de comunicação da Câmara Municipal de Cascais e dos parceiros envolvidos, chegando a milhares de pessoas!

O objetivo é criar ações de sensibilização que envolvam alunos entre os 13 e os 18 anos, de agrupamentos escolares.

Os vencedores serão anunciados a 12 de novembro, e os prémios entregues no dia 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Sida, no debate na FNAC do CascaiShopping. Este momento de troca de ideias pretende esclarecer as dúvidas dos jovens sobre esta temática. Conta com a participação de especialistas do Hospital de Cascais, do ACES de Cascais e da SER+.

O prazo foi alargado até dia 31 de outubro. O regulamento do concurso está disponível aqui.

De 26 de novembro a 1 de dezembro, decorre a Semana Europeia do Teste VIH/Hepatites. Durante esta semana estarão disponíveis Testes Rápidos VIH e Hepatites B e C na Unidade Móvel de Rastreio da SER+, na Farmácia Alcoitão do CascaiShopping e na Cascais Jovem, no Espaço S: Centro de Atendimento Juvenil Municipal (durante todo o ano os jovens podem fazer aqui o teste rápido do VIH).

A campanha chama a atenção da população para os benefícios do rastreio de VIH e das hepatites virais e da importância de quanto mais cedo se conhecer o seu diagnóstico, mais rapidamente se beneficia do efeito dos tratamentos e, por conseguinte, da melhoria da qualidade de vida e longevidade de ser curado para VHC.

Para completar toda esta homenagem, Dino Alves, embaixador da exposição “Keith Haring. Entre a arte, o ativismo e a moda” e um dos maiores designers de moda portugueses, vai criar um vestido inédito inspirado na obra de Haring que será apresentado em exclusivo na 53ª edição da ModaLisboa (11 a 13 de outubro), nas “Antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército”, com entrada livre.

Este vestido será leiloado e os lucros revertem para a Ser+ - Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à SIDA.

Este projeto envolve vários parceiros: ACES de Cascais, Câmara Municipal de Cascais, Cascaishopping, CP: Comboios de Portugal, Hospital de Cascais, Infraestruturas de Portugal, Moda Lisboa e SER+.


Sobre Cascais