Passar para o conteúdo principal
x
AELEVA-TE

O AEleva-te tem o objetivo de promover e desenvolver a aquisição de competências nos jovens alunos dirigentes associativos, consciencializando-os para a importância do seu papel enquanto representantes da comunidade escolar, ao mesmo tempo que são inspirados para a participação cívica e para o ativismo social.

 

O que é: Construir e potenciar as associações de estudantes do ensino secundário com propósito e que trabalhem em rede.

Como: Através do acompanhamento por mentoria contínua, por parte da equipa da Capacitação Juvenil, da realização de sete workshops temáticos e ainda da organização de quatro Parlamentos, ou seja, de momentos destinados à discussão de problemáticas em grupos de trabalho, criados em prol do Município.

Objetivo: Potenciar as competências dos estudantes para que sejam os exemplos dentro das comunidades escolares; aumentar o índice mais elevado de participação cívica e social jovem em Cascais.

Para quem: Alunos que façam parte de uma Associação de Estudantes, listas candidatas ou alunos interessados em criar uma AE, em Escolas Públicas, Privadas e Profissionais.

Competências a desenvolver nos jovens: Liderança | Cooperação | Relações Interpessoais | Autoconfiança | Respeito pelo Outro | Responsabilidade | Resiliência | Comunicação | Trabalho de Equipa | Adaptabilidade | Proatividade | Criatividade | Dinamismo | Empreendedorismo | Autonomia

 

Em 2020, foram impactados 97 jovens de 8 Associações de Estudantes do ensino secundário. Através da nossa avaliação de impacto, concluiu-se que os participantes do AEleva-te elevaram o seu sentimento de autoestima e de aceitação social; aumentaram a sua atitude e orientação para a criatividade; e melhoraram as suas competências pessoais, como liderança, cidadania, comunicação, pensamento crítico, persuasão e cooperação em contexto de grupo, entre outros.

Vê o vídeo, para veres como foi o início desta experiência no evento "Eleva o Teu Potencial".

 

Testemunhos de jovens participantes no projeto AEleva-te no ano letivo 2019/2020

"Acho que este projeto foi fundamental para que a associação fluísse enquanto grupo e também para que eu própria, enquanto Presidente, aprendesse a liderar os meus colegas e os meus amigos. Deram-nos um apoio incrível! Todos aprendemos e nos divertimos. Foi uma experiência fantástica que devia continuar a existir para que todas as Associações de Estudantes do futuro possam continuam a participar.”

 

"O AEleva-te fez-me olhar para o mundo de uma forma diferente."

 

"Durante este projeto, recebemos uma grande capacitação no âmbito das Associações de Estudantes das quais fazemos parte, o que nos ajudou no trabalho todo que desenvolvemos durante o ano. Além disso, acabámos por desenvolver competências pessoais e soft skills extremamente necessárias para a nossa vida. Acima de tudo, saímos daqui muito felizes e, mais do que colegas de escola, saímos como grandes amigos - quase como uma grande família! -, com um espírito de equipa e de união fenomenal!

 

Queres ter uma retrospetiva do Projeto AELeva-te? Vê o vídeo aqui.

 

Com a implementação do AEleva-te, pretende-se contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

ODS 4 | EDUCAÇÃO DE QUALIDADE-  Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Pretende-se garantir que os jovens adquiram conhecimentos e competências necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, através de várias vertentes: da educação; de estilos de vida sustentáveis; dos direitos humanos; da promoção de uma cultura de paz e da não-violência; da cidadania global; da valorização da diversidade cultural, entre outros. O AEleva-te visa, ainda, aumentar o número de jovens adultos com habilitações relevantes.


ODS 5 | IGUALDADE DE GÉNEROAlcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas. Com o desenvolvimento do AEleva-te, pretende-se garantir a participação plena e efetiva das mulheres, assim como a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão. É fomentado o uso de tecnologias de informação e comunicação para promover o empoderamento das mulheres.

 

ODS 10 | REDUZIR AS DESIGUALDADESReduzir as desigualdades. Pretende-se, com o AEleva-te, desenvolver a meta que visa empoderar e promover a inclusão social, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica, entre outros, dos jovens participantes do Projeto e, também, dos membros da comunidade escolar/local. 

 

aelevate

 

Para mais informaçõescapacitar.cj@cm-cascais.pt