
AEleva-te é um projeto da Divisão de Juventude (Cascais Jovem) que tem o objetivo de promover e desenvolver a aquisição de competências nos jovens alunos dirigentes associativos, consciencializando-os para a importância do seu papel enquanto representantes da comunidade escolar, ao mesmo tempo que são inspirados para a participação cívica e para o ativismo social.
O que é: Projeto que decorre ao longo do ano letivo que pretende construir e potenciar as Associações de Estudantes do ensino secundário com propósito e que trabalhem em rede.
Como: Através do acompanhamento por mentoria contínua e da realização de workshops temáticos.
Atividades a desenvolver:
- Apoio à campanha eleitoral das listas candidatas;
- Roadshow (apresentação na escola) do projeto à AE constituída;
- Evento inicial “Eleva o Teu Potencial”;
- Bootcamp com workshops temáticos;
- Mentoria durante o ano letivo;
- Viagem final de projeto para os jovens mais participativos.
Objetivos Específicos: Potenciar as competências dos estudantes das Associações de Estudantes para que sejam os exemplos dentro das suas comunidades escolares; construir Associações de Estudantes com propósito e que trabalhem em rede; inspirar os jovens para a participação cívica e para o ativismo social; aumentar o grau de compromisso dos jovens.
Público: Alunos que façam parte de uma Associação de Estudantes, listas candidatas ou alunos interessados em criar uma AE, em Escolas Públicas, Privadas e Profissionais.
Quando: De outubro de 2025 a julho de 2026.
Competências a desenvolver nos jovens: Liderança e gestão de equipas | Organização e gestão de projetos | Capacidade de mediação de conflitos | Cidadania ativa e responsabilidade social | Capacidade de iniciativa e empreendedorismo | Ética e responsabilidade | Trabalho colaborativo e espírito de equipa | Autoconhecimento e regulação emocional | Capacidade de adaptação e resiliência | Comunicação e apresentação em público.
No ano letivo 2024/2025, foram impactados 194 jovens pertencentes a 12 Associações de Estudantes de escolas do concelho de Cascais. Através da nossa avaliação de impacto, concluiu-se que os participantes do AEleva-te elevaram as suas competências pessoais no que diz respeito à cooperação, responsabilidade, espírito de equipa, entre outras; tendo contribuído para as áreas da gestão de equipa, estratégias de marketing e para a consciência do impacto que uma Associação de Estudantes tem na comunidade escolar.
Testemunhos de jovens participantes no projeto AEleva-te:
"O AEleva-te é o impulso que as Associações de Estudantes precisam para crescer e inovar, tal como aquilo que precisamos para desenvolver as nossas competências pessoais."
"O AEleva-te é um projeto enriquecedor, tanto a nível pessoal como a nível social e cívico. É essencial para qualquer jovem de hoje em dia, uma verdadeira abertura de horizontes para a vida real e para os diversos desafios do quotidiano."
"O projeto capacita os estudantes a promover a inclusão, o desenvolvimento pessoal e a sua autonomia através de atividades e experiências que estimulam o seu crescimento académico e social."
Com a implementação do AEleva-te, pretende-se contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
ODS 4 – Educação de Qualidade
Meta 4.7: Garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive por meio da educação para o desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
O projeto capacita os jovens para serem agentes de mudança dentro e fora das escolas, promovendo a educação não formal, a aprendizagem ativa e o empoderamento juvenil. O AEleva-te promove competências essenciais (pensamento crítico, comunicação, responsabilidade), fortalece o papel das Associações de Estudantes e valoriza o papel da educação para a cidadania.
ODS 5 – Igualdade de Género
Meta 5.5: Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, económica e pública.
O projeto tem potencial para promover a liderança jovem em equilíbrio de género, ao proporcionar oportunidades iguais de participação e representação nas estruturas associativas.
ODS 10 – Reduzir as Desigualdades
Meta 10.2: Capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, incapacidade, etnia, origem, religião, condição económica ou outra.
Ao incluir alunos de todas as escolas do concelho, AEleva-te combate desigualdades de acesso à formação e participação, incentivando a equidade de oportunidades para todos os jovens.
ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Meta 16.7: Garantir que a tomada de decisão, a todos os níveis, é responsável, inclusiva, participativa e representativa.
Ao fortalecer as Associações de Estudantes como estruturas democráticas representativas, o projeto estimula a participação cívica e a consciência sobre a importância do ativismo e da representação democrática na escola.
ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos
Meta 17.17: Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil que sejam eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias.
AEleva-te promove redes de cooperação entre escolas, Associações de Estudantes, mentores, organizações da sociedade civil e poder local, incentivando sinergias e boas práticas colaborativas.
Para mais informações: capacitar.cj@cm-cascais.pt