Passar para o conteúdo principal
x
Cascais celebra 20 anos de voluntariado!
Quinta, Junho 27, 2019

A edição de 2019 dos Programas de Voluntariado Jovem de Verão arrancou no dia 15 de junho onde cerca de 2510 vagas vão ser preenchidas por jovens que vão dedicar o seu tempo contribuindo para a comunidade em 6 programas de áreas tão diversas como o ambiente, cultura, social, desporto ou turismo. 

Estes são programas para jovens residentes ou estudantes em estabelecimentos de ensino do Município de Cascais com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos. Promovem uma ocupação saudável dos seus tempos livres, mobilizando-os para um serviço à comunidade, fomentando o espírito de participação, de entreajuda e de solidariedade, promovendo e contribuindo também para o desenvolvimento das suas competências sociais e pessoais.

O Programa Maré Viva, faz 20 anos desde a sua criação. Aqui, os jovens voluntários são um apoio fundamental na criação de uma praia melhor.

Na primeira semana de Programa, os Marézinhas já recolheram cerca de 94.000 beatas que terão o tratamento apropriado para evitar a poluição das praias.
Prestam ainda os primeiros socorros e, este ano, a Câmara Municipal de Cascais, teve uma preocupação ambiental na decoração dos postos, optando por contraplacado marítimo, eco-friendly, com impressão de tintas UV.
Nos postos é ainda possível obter informação sobre a temperatura do ar e da água, entre outras informações sobre o que se passa em Cascais.

mv

Ao longo de 20 anos estiveram envolvidos cerca de 12.000 Marézinhas Voluntários que têm vindo a contribuir para o bem-estar geral e segurança dos utentes das praias do concelho, passando o espírito Marézinha aos mais novos que, desde há 3 anos, têm a oportunidade de fazer parte desta grande família através do Projeto Marézinhas do Futuro.

Ao longo dos anos foi sentida a necessidade de facilitar o acesso às praias aos utentes com mobilidade condicionada, e há 10 anos foi criado o Projeto Cascais Acessível – Praia Para Todos, cuja equipa é constituída por jovens com formação na área da saúde. Este projeto já proporcionou cerca de 18.000 banhos aos utentes de aproximadamente 40 entidades/ano. 

Além da Maré Viva, o Programa Cultura Social, onde os jovens prestam serviço à comunidade em mais de 60 entidades de solidariedade social sem fins lucrativos do município, comemora também este ano 10 anos desde a sua criação. 

O Programa Cultura Social fomenta o espirito comunitário e de solidariedade, apoiando as entidades sem fins lucrativos de Cascais. Por aqui já passaram cerca de 3.500 voluntários que dedicaram o seu tempo a mais de 50 entidades/ano. Para o voluntário é uma forma de desenvolver algumas competências profissionais e conhecer o funcionamento de algumas organizações de acordo com a sua área de preferência, sendo igualmente uma forma de validar a área de formação que escolheram ou pretendem seguir no futuro. Para as entidades é uma forma de divulgar o trabalho que desenvolvem na comunidade e de se aproximarem dos jovens, reforçando atitudes de entreajuda, espírito de equipa e colaboração, e o desenvolvimento de outras competências humanas e cívicas. 

Os Programas de Voluntariado Jovem são cada vez mais abrangentes, compreendendo projetos para jovens entre os 12 e os 30 anos, e são inclusivos, onde todos os anos são integrados jovens portadores de patologias a nível físico e cognitivo. 

Estes programas contam com o apoio da equipa de psicólogos do Espaço S, com acompanhamento durante todo o período de realização, bem como no processo de seleção. 

Para o Vereador Nuno Piteira Lopes, responsável pelo pelouro da Juventude, o progressivo aumento de voluntários ao longo destas duas décadas, “reflete o sucesso que estes programas têm junto dos jovens, e é a prova que a juventude do concelho transporta os valores de Cascais: solidária, dinâmica e responsável”. Por fim, Nuno Piteira Lopes felicita, “com orgulho”, todos os voluntários que, durante estes 20 anos, “ajudaram a fazer de Cascais um lugar ideal para viver um dia, uma semana ou uma vida inteira”.