Passar para o conteúdo principal
x
EU VOTO

O EU VOTO! é um projeto apartidário que pretende promover a literacia política, aproximando os jovens da política para que os altos níveis de abstenção em Portugal diminuam.

 

O que é: Concretização de encontros, conversas e debates com jovens de todas as idades que estudam ou trabalham no município de Cascais sobre a importância de um voto consciente e informado.

Como: Através de sessões dinâmicas em sala de aula onde são abordados vários assuntos de componente política, envolvendo os jovens num momento fictício de eleições e procurando esclarecer as suas dúvidas.

Objetivo: Capacitar os jovens do Município para a importância do seu voto e da sua participação na sociedade em que se encontram inseridos para que, de forma informal mas eficaz, compreendam como funciona o sistema político em Portugal.

Para quem: Estudantes do Ensino Secundário e do Ensino Superior

Competências a desenvolver nos jovens:  Empatia | Honestidade | Autoconfiança | Respeito pelo Outro | Responsabilidade | Proatividade | Pensamento crítico | Sensibilidade | Autonomia

 

Com a implementação do projeto EU VOTO!, pretende-se contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):


wefc

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Com a EU VOTO!, pretende-se garantir que os jovens adquiram conhecimentos e competências necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, neste caso, com foco especial na importância do sistema político e da participação cívica.

 

asw

Reduzir as desigualdades. Pretende-se, com o EU VOTO!, desenvolver a meta que visa empoderar e promover a inclusão social, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica, entre outros, dos jovens envolvidos no Projeto para que sejam incentivados a participar ativamente na vida política enquanto cidadãos.

 

Para mais informaçõescapacitar.cj@cm-cascais.pt