Passar para o conteúdo principal
x
Jornada Mundial da Juventude | 2023

O que é:

 

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É também uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja Universal e um grande momento de evangelização do mundo juvenil.

É apresentado como um convite a uma geração determinada em colaborar para um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade de caráter religioso, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja. 

Tem como intuito proporcionar a todos os participantes uma experiência de Igreja Universal, fomentando o encontro pessoal com Jesus Cristo, dando um novo impulso à fé, à esperança e à caridade de cada pessoa na comunidade do país de acolhimento.

A Jornada Mundial da Juventude procura promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo. 

 

O que acontece:

 

Durante uma semana, os jovens vindos de todo o mundo são acolhidos, na sua maioria, em instalações públicas (ginásios, escolas, pavilhões…) e paróquias ou em casas de família. Além dos momentos de oração, partilha de experiências e lazer, os jovens inscritos participam em várias iniciativas organizadas pela equipa da JMJ, em diferentes locais da cidade que a acolhe. Os pontos altos são as celebrações (atos centrais) que contam com a ilustre presença do Papa, tais como a cerimónia de acolhimento e abertura, a via-sacra, a vigília e, no último dia, a missa de envio.

A “pré-jornada” ou “dias nas dioceses” é um encontro que antecede a semana da JMJ e que consiste na integração dos jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais, nas várias dioceses do país e, nalguns casos, nas dioceses de países vizinhos. Durante esses dias, os participantes podem ficar a conhecer melhor a região que os acolhe, bem como, a Igreja local e as suas especificidades, ficando alojados, à semelhança da semana da JMJ, em instalações públicas, paroquiais ou em casas de famílias. Na JMJ Lisboa 2023, a pré-jornada terá lugar de norte a sul de Portugal, incluindo as ilhas.

 

O tema:

 

«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá, pela primeira vez, em Lisboa, capital de Portugal. A frase bíblica (uma citação do Evangelho de São Lucas) dá início ao relato da Visitação (a visita de Maria à sua prima Isabel).

Maria de Nazaré é a grande figura do caminho cristão, que nos ensina a dizer sim a Deus. Já foi protagonista da última edição da JMJ e sê-lo-á também em Lisboa. 

Dirigindo-se particularmente aos jovens, desafiando-os a serem missionários corajosos, o Papa escreve na Exortação Apostólica Christus Vivit: «Onde nos envia Jesus? Não há fronteiras, não há limites: Ele envia-nos a todos. O Evangelho não é para alguns, mas para todos» (CV 177).  

 

Curiosidade:

 

Os encontros mais numerosos até agora foram em Manila, nas Filipinas (1995), do qual participaram mais de 4 milhões de jovens, e no Rio de Janeiro (2013), que contou com mais de 3 milhões de peregrinos. 

 

Para mais informações: https://lisboa2023.org/pt/