Passar para o conteúdo principal
x
Prémio Infante D. Henrique
Quinta, Dezembro 21, 2017

A participação (activa) dos jovens não deverá apenas espelhar-se no trabalho associativo. Muitos outros projectos há que recorrem e se alimentam desta predisposição. É assim o Voluntariado, com expressão crescente em Portugal.

Neste capítulo e falando de experiências formais testadas no Concelho de Cascais, destaque para o "Guia do Voluntariado do Concelho de Cascais", editado em 2004 (para as áreas), com o objectivo de dar maior visibilidade às instituições do Concelho operando nas áreas da Acção Social e Saúde e, simultaneamente, promover aí a prestação de trabalho voluntário por parte dos interessados.

 

Programa do Prémio Infante D. Henrique
Núcleo de Cascais - Loja Cascais Jovem
 

Este é um programa de actividades voluntárias e não competitivas que se destina a todos os jovens dos 14 aos 25 anos. Sendo um complemento à educação académica, o objectivo do programa é o desenvolvimento pessoal e formação dos jovens, através da ocupação sadia dos tempos livres.
Participando num Serviço à Comunidade e aprendendo a prestar um serviço útil aos outros, os jovens são incentivados a apoiar o próximo; praticando um desporto, descobrindo novos talentos em si ou simplesmente adquirirem experiência profissional tão necessária nos dias de hoje; na secção de aventura, considerada um teste à sobrevivência, realizada em grupo e onde adquirem qualidades de liderança, responsabilidade, maturidade através dos 3 Níveis existentes: Bronze, Prata e Ouro.
No final de cada nível os jovens são propostos para receber um certificado e uma medalha de nível correspondente, um Prémio simbólico, considerado o mérito e reconhecimento daqueles que terminam o programa.
 

Mais informações e inscrições na Loja Cascais Jovem.


Sites úteis:
www.voluntariadojovem.pt
www.centrocomunitario.net


 
Do Instituto Português da Juventude (http://juventude.gov.pt), a registar ainda outras experiências de voluntariado, promovidas por diversas entidades em parceria com o mesmo Instituto (Maio 2008):

  • Projecto de Voluntariado da Plataforma Contra a Obesidade - "Brigadas Energia Positiva"
    Esclarecimento sobre a problemática da obesidade (Lisboa e Porto) 
  • Projecto de Voluntariado da Federação de Triatlo de Portugal - Triatlo Internacional de Lisboa
    Apoio à organização e aos atletas (Lisboa) 
  • Projecto de Voluntariado da Federação de Triatlo de Portugal - Campeonato da Europa de Triatlo
    Apoio à organização e aos atletas 
  • Projecto de Voluntariado da Fundação Carlos Lopes - Carlos Lopes Gold Marathon
    Informação aos atletas, apoiarão a distribuição de águas e de alimentos, etc. (Grande Lisboa) 


Sabe mais sobre estes projectos aqui.